sábado, 17 de setembro de 2011

UNIDADE SOCIEDADE - IDOSOS


PLANOS DE AULA

Unidade: A SOCEDADE

Tema : OS IDOSOS

CONTEÚDO

Mostrar que todos nós nascemos, crescemos e na grande maioria das vezes chegamos a “melhor” idade, ou seja, ficaremos velhinhos. Mostrar devemos aproveitar a oportunidade de nos relacionarmos com as pessoas mais velhas, que possuem experiência e sabedoria para dividir. Despertar para o respeito com as limitações sentidas pelo corpo que já tem suas limitações.

OBJETIVO

·  Mostrar a necessidade do respeito com os mais velhos;
·  Despertar nas crianças o ciclo da vida; cada idade tem sua importância;

TÉCNICAS:

Atividade Expositiva:  Explanar sobre a riqueza da experiência que as pessoas adquirem ao chagar a uma certa idade, bem como as dificuldades que essas pessoas passam devido as limitações físicas.
                                          Material: figuras de pessoas idosas

Atividade Criativa    : Pintura de desenhos, Virando um idoso, montar caderninho de receita
                                        Material: figura de idosos para colorir, caneleira, venda de olhos, cartolina para capa de receita e receitas para montar o caderninho.


DESENVOLVIMENTO

1-Prece, Passe;
2-Atividade de harmonização: (Relaxamento em colchonetes) entregar para as crianças carinhas (Feliz, Triste, Raiva) que expressam os sentimentos dela na chegada da atividade, para que elas grudem na camisa;
 3-Atividade expositiva: figuras de  idosos. falar sobre a riqueza da experiência. ex: dona benta do sitio do picapau amarelo que contava historias para os netos.
4- Atividade criativa: pintura de desenhos.
5-Atividade expositiva: Mostrar figura de idosos e mostrar  as dificuldades que eles enfrentam no dia-a-dia.
6-Atividade criativa: andar pelo salão com oculos bem escuros ou venda com um ufrinho bem pequeno, caneleiras e tapa ouvido para sentir a dificuldade dos idosos
7-Atividade criativa: distribuir material para preparar um livrinho de receitas para entregar para a vovó
8- Prece, passe e água fluidificada

Anexos

Figuras de idosos


 Figuras para colorir

 Figuras para colorir e fazer a capa do caderno de receitas
 
 
Bolinho de Chuva

Bolo de Tapioca
INGREDIENTES

INGREDIENTES
2 ovos
1 colher de sopa de margarina
1 xícara de chá de açúcar
1 pitada de sal
1 xícara de leite
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
+ou- 4 xícaras de chá de farinha de trigo

2 xícaras (200 ml) de tapioca
200 ml de leite de côco
50 ml de leite comum 
4 ovos  e 50g de côco ralado
1 1/2 xícara de açúcar
4 colheres de sopa de margarina
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 lata de leite condensado (cobertura)
MODO DE FAZER

MODO DE FAZER
Misture a margarina com o açúcar e os ovos, adicione a pitada de sal, o leite , o fermento e por último vá adicionando a farinha de trigo até chegar ao ponto desta foto anterior, a xícara medida é esta de chá.
DICA: Caso queira que fique molinho por dentro, eu amo ele assim, é só deixar a gordura ficar bem quente e caso queira todo assadinho por dentro, não deixe a gordura ficar muiiiiiito quente e asse em fogo médio. É gostoso de todo jeito, eu já comi milhares de bolinhos de chuva mas esse sonho com o Sr. Tatá foi um presente pra mim Cris, obrigada mesmo. Amei e aprovei esta receita.


Coloque a tapioca de molho no leite misturado com o leite de côco. Reserve por 30 minutos. Enquanto isso, bata as claras em neve e reserve.  Leve novamente à batedeira (ou colher de pau ou aquela colher de bater ovos em neve), o açúcar peneirado e a margarina, adicione gema por gema e deixe ficar esbranquiçado. Acrescente a tapioca já umedecida, a farinha de trigo peneirada, o côco ralado e as claras em neve. Por fim acrescente o fermento em pó. 
COBERTURA:
Cozinhe a lata de leite condensado na panela de pressão, coberta com água, por 10 minutos contados a partir da panela começar a chiar. Deixe esfriar para abrir a lata.



Bolo de Sorvete

Biscoitinho 1 2 3
INGREDIENTES

INGREDIENTES
1 xícara de (chá) de açúcar
1 lata de leite condensado
1 lata de leite (use a lata de leite condensado para medir)
3 gemas / 3 claras em neve
3 colheres (sopa) de açúcar
1 lata de creme de leite sem soro
3 colheres de (sopa) achocolatado em pó
1/2 lata de leite


100 g de açúcar (1 xícara)
200 g de manteiga ou margarina (2 xícaras)
300 g de farinha de trigo (3 xicaras)
1 pitadinha de sal
MODO DE FAZER

MODO DE FAZER
    Com o açúcar, caramelize uma forma de furo central. Bata no liquidificador o leite condensado, o leite e as gemas. Leve a mistura ao fogo, mexendo até engrossar. Desligue o fogo. Bata as claras em neve com as 3 colheres de açúcar, fazendo um suspiro firme. Acrescente o creme de leite, mexa delicadamente e misture ao creme reservado. Dissolva o acholocatado no leite e despeje na forma caramelizada já fria. Despeje o creme e leve ao congelador por 5 horas. Desenforme e sirva


    Misture e amasse bem os ingredientes. Faça bolinhas ao seu gosto, achate-as e leve ao forno (não precisa untar a assadeira). Não deixe corar demais, é rápido.
DICA: Se você quiser pode colocar 100 gramas ou uma xícara de coco ralado, ou de castanha ralada, misturar na massa.

Bolo de carne

Carne ao molho de abacaxi
INGREDIENTES

INGREDIENTES
2 pães franceses
Leite
500 g de carne moída
1 cebola média
200 g de mortadela picadinha, ou lingüiça, ou salsicha
Sal, pimenta, alho (ou molho de alho)
Molho de tomate

1/2 kg de carne bovina (pode ser lagarto ou patinho)
1 abacaxi em rodelas
1 caixa de molho de tomate (340g)
1 cebola
1/4 de pimentão
1/2 calabresa
Tempero da carne a gosto
MODO DE FAZER

MODO DE FAZER
       Colocar os pães no leite para ficar macio e bem molhadinho. Misturar com a carne (crua), a cebola, a mortadela, temperos e o molho de tomate, fazendo uma massa bem homogênea. Colocar em uma forma untada e levar ao forno pré-aquecido até que fique bem cozida a carne e assado por cima (douradinho). Acompanha bem com arroz e feijão
DICA: a massa pode ser dividica em duas. Colocar a primeira parte na forma untada colocar queijo, salsicha, calabreza ou presunto e depois coloca-se a outra parte da massa de carne.

Limpe e tempere a carne a seu gosto. Coloque as rodelas de abacaxi. É bom deixar de um dia para o outro para o tempero aderir bem a carne e o abacaxi amolecer a carne.
Em uma panela de pressão refogue bem a carne, acrescente a cebola e deixe a cebola dourar. Após a cebola dourar acrescente o molho de tomate, o pimentão picado e a calabresa cortada em rodelas. Veja se a quantidade de liquido é suficiente para cobrir a carne, se não for acrescente um pouco de água, ou corte a carne já em fatias. Feche a panela e quando começar a dar pressão conte 25 minutos, abra para ver o ponto da carne, caso seja necessário deixe mais 25 ou menos (de acordo com o ponto desejado).  Quando estiver cozida é só conferir o sal e servir. O molho fica um pouco doce devido o abacaxi é excelente com macarrão ou também pode-se acrescentar algumas batatas ao final do cozimento.



Dobradinha com feijão branco

Escondidinho de carne seca
INGREDIENTES

INGREDIENTES
1 kg de bucho bovino
500 g de feijão branco
2 cebolas médias / 6 dentes de alho /  2 folhas de louro
1 linguiça calabresa / 1 linguiça paio / 1 linguiça portuguesa
2 tomates sem pele
Sal, pimenta e cheiro verde a gosto

CARNE: 1 colher (sopa) de margarina / 1 cebola picada / 3 dentes de alho bem picados / 2 tomates / 170 g de carne seca (dessalgada, cozida e desfiada) / 1/2 xícara (chá) de água
PURÊ: Mais ou menos 5 macaxeiras cozidas(400 g) / 1 xícara de leite /  1 colher (sopa) de margarina / sal se necessário
MODO DE FAZER

MODO DE FAZER
Deixe o feijão de molho por 2 horas. Após, cozinhe-o por 45 minutos com 2 folhas de louro. Limpe bem o bucho, retirando toda a gordura dele. Lave-o e esfregue limão em suas partes. Em seguida, lave-o novamente e coloque-o para ferver por 15 minutos com o suco de um limão. Escorra-o e repita a operação por mais 15 minutos. Reserve
Numa panela de pressão a parte, frite as linguiças cortadas em rodelas e acrescente a cebola e o alho para fritar. Acrescente o bucho e tomates. Após o refogado, acrescente o feijão branco com o seu caldo, o sal, a pimenta e o cheiro verde batidinho. Leve em panela de pressão por mais 20 minutos. Após, prove se todos os ingredientes estão moles e se os temperos estão de acordo com o seu gosto.

Numa panela aqueça 1 colher margarina, a cebola picada, o alho, doure. Junte a carne seca (dessalgada, cozida e desfiada), os 2 tomates e água e deixe apurar. Reserve.
Modo de preparo do purê de macaxeira: No liquidificador, bata a mancaxeira cozida, o leite (pode colocar um pouco de queijo ralado). Numa panela derreta 1 colher de margarina, despeje a mandioca batida com o leite e o queijo, acerte o sal se necessário. Para montar em um tigela ou forma que vai ao forno. Colocar a carne seca refogada e depois o purê. Passe gema de ovo por cima e leve ao forno para dourar.

Torta de Frango

Lasanha de Frango
INGREDIENTES

INGREDIENTES
12 pães de forma ou de massa fina cortado em fatias
1 colher de margarina
1 peito de frango desfiado
1/2 lata de creme de leite
Alho / Cebola / Temperos / sal a gosto
Mussarela e presunto
Maionese


1 pacote de macarrão para lasanha
2 peitos frangos cozidos, desossados e desfiados
4 tomates / 3 cebolas / 1/2 pimentão picado / Alho
1 caixa de molho de toamte
1 lata de creme de leite
300 g de queijo mussarela
1 colher de sobremesa de orégano
MODO DE FAZER

MODO DE FAZER
Em uma panela coloque alho, óleo e cebola e deixe o frango cozinhar. Depois desfie o frango. Após, coloque em uma panela com alho, cebola e óleo, mexa bem e depois coloque o molho de tomate e o sal. Coloque o creme de leite, unte a forma com margarina. Forre com o pão em uma forma de vidro retangular, passe maionese no pão e coloque o frango desfiado, e o presunto. Coloque mais uma camada de pão com maionese, e do frango desfiado, da mussarela e orégano, leve ao forno por 10 minutos

    Refogue o tomate, cebola e pimentão, tempere a gosto, junte o frango e cozinhe bem. Acrescente o molho de tomate
    Depois desligue o fogo e acrescente o creme de leite.     Mexa bem.  Monte em uma vasilha, uma camada de molho, uma de macarrão cozido, depois o queijo mussarela, colocar novamente o molho, depois o macarrão. A última é de molho, acrescente o queijo e respingue orégano por cima. Asse por 30 minutos mais ou menos.



Frango crocante

Bolinho de frango
INGREDIENTES

INGREDIENTES
    2 coxas e sobrecoxas de frango desossado
   cheiro-verde / cebola / alho / sal
    farinha de rosca
    manteiga
 mel (3 colheres) / mostarda (6 colheres) – o suficiente para melar todas as tiras

    1 de peito de frango desossado cozido
    2 xícaras de leite
    5 colheres de farinha de trigo
    Tempero a gosto
        1 ovo
    3 colheres de água
    farinha de rosca para empanar
    óleo para fritar
MODO DE FAZER

MODO DE FAZER
Desosse as coxas. Cortes em tiras pequenas. Tempere o frango a gosto. Misture essas tiras na mostarda e o mel. Deixe na geladeira até por mais ou menos 2 horas para que tome gosto. Passe a farinha de rosca nas tiras de frango e frite na manteiga até que fiquem douradinhos.
DICAS: Você pode usar peito de frango também

Cozinhe o peito de frango com todos os temperos (alho, cebola, sal, cheiro verde). Desfie o mais que puder, como se fosse triturar. Dissolva 5 colheres de farinha de trigo em metade da xícara de leite. Reserve.
Leve ao fogo, numa panela o restante do leite, deixe ferver.  Junte a farinha de trigo dissolvida no leite. Tempere com sal a gosto. Engrosse, mexendo sempre, até que fique uma bola, na panela. Não deve ficar uma massa muito dura. Junte o frango bem desfiado, misturando bem à massa. Faça bolinhas, passe no ovo batido ligeiramente com a água e o sal e na farinha de rosca. Frite em óleo quente.

DICAS:Se cozinhar o peito de frango, aproveite o caldo que fica do cozimento, substituindo parte do leite. Você pode usar sobras de frango do dia anterior.

Um comentário:

  1. Nesse blog não vejo nada falando de Deus..não seria melhor vc digitar parábolas da bíblia e interpretá-las?Ficaria muito melhor.Me desculpe se expressei mal,e não quero que ache isso como uma critica destrutiva ,mas sim como uma crítica construtiva.
    Obrigado,tchau

    ResponderExcluir

Feed de Artigos do Blog - Doutrina Espírita

Perguntas - respostas para o e-mail solicitado