terça-feira, 27 de setembro de 2011

UNIDADE SOCIEDADE - AMIGOS


PLANOS DE AULA

Unidade: A SOCEDADE

Tema : AMIGOS

CONTEÚDO

Os amigos são pessoas próximas de nós a quem queremos bem. Estão perto de nós nas horas tristes e alegres. Devemos sempre tratá-los com lealdade, carinho, atenção e muito respeito. Allan Kardec pergunta aos Espíritos se a vida social está na Natureza. Em resposta eles afirmam “Certamente. Deus fez o homem para viver em sociedade. Deus não deu inutilmente ao homem a palavra e todas as outras faculdades necessárias à vida de relação".  Portanto, concluímos que o amigo é uma Benção Divina, porque é ele que nas horas difíceis nos fortalece e nas nossas realizações sabe nos estimular na construção do melhor.
A amizade também é uma forma de amor ao próximo. Jesus afirmou que "Vós sois meus amigos se fizerdes o que eu vos mando.". Então, busquemos conquistar esse grande amigo, de todas as horas, que é Jesus.

OBJETIVO

·  Identificar seus amigos, citando seus nomes;
·  Relacionar características e comportamentos de uma verdadeira amizade; e
·  Refletir sobre a amizade de Jesus.

TÉCNICAS:

Atividade Expositiva : DINÂMICA DA BALANÇA.
Material                      : Blocos de qualidades e defeitos
Atividade Criativa     : Coração da Amizade, Jogo do ABC da Amizade
Material                      : Coração de cartolina, lápis, cartaz com letras

DESENVOLVIMENTO

1-Prece, Passe;
2-Atividade de harmonização: (Relaxamento em colchonetes) entregar para as crianças carinhas (Feliz, Triste, Raiva) que expressam os sentimentos dela na chegada da atividade, para que elas grudem na camisa;
3-Atividade expositiva: Mostrar figuras de amigos e fazer as seguintes perguntas: quem tem amigos? quem são estes amigos? o que vocês fazem pelos amigos? é bom ter amigos?. para cada criança da sala escrever o nome de seu amigo em um papel a4. pedir para cada criança , uma de cada vez colocar os defeitos de seu amigo. depois que eles fizerem. pedir que eles coloquem as qualidades. Então devemos lembrar que todos nos temos defeitos e qualidades. Mas sempre devemos buscar as qualidades de nossos amigos, pois defeitos todos temos.
4- Atividade criativa: Fazer o jogo abc da amizade (cartaz com as frases para eles descobrirem). As crianças devem dizer letras que formem as palavras. Ao final descobrir a palavra em destaque.
5- Atividade expositiva: Mostrar a figura de Jesus e dizer que ele estará sempre do nosso lado basta que para isso façamos o que ele nos ensinou, que é amar ao próximo como a si mesmo. Então seremos seu amigo.
6- Atividade criativa: distribuir o coração em cartolina para ser colocada uma frase para um amigo (as frases serão distribuídas para eles escolherem.
7- Prece, passe e água fluidificada

ANEXOS

Música: É tão lindo (Eliana)



Letra da música: É tão lindo (Eliana)

Se tem bigodes de foca
Nariz de tamanduá,
-Parece meio estranho, heim!
-Também um bico de pato E um jeitão de sabiá...
Mas se é amigo, Não precisa mudar, É tão lindo
Deixa assim como está, E eu adoro, adoro,Difícil é a gente explicar
Que é tão lindo...
Se tem bigodes de foca, Nariz de tamanduá
-Parece meio estranho, ne!
Mas se é amigo de fato
A gente deixa como ele está...
É tão lindo! Não precisa mudar
É tão lindo! É tão bom se gostar
E eu adoro! É claro!
Bom mesmo é a gente encontrar
Um bom amigo...
São os sonhos verdadeiros
Quando existe amor
Somos grandes companheiros
Os três mosqueteiros
Como eu vi no filme...
É tão lindo! Não precisa mudar
É tão lindo! Deixa assim como está
E eu adoro e agora
Eu quero poder lhe falar
Dessa amizade que nasceu
Você e eu! Nós e você! Vocês e eu!
E é tão lindo!...

 Frases pata o coração:


Você é meu melhor amigo
Estou contente por você ser meu amigo
Nossa amizade vai ser para sempre
Você é a pessoa que eu mais gosto
Seremos sempre amigos
Seremos sempre amigas
Você é uma pessoa muito boa
Você é muito especial
Você é uma pessoa muito alegre


 Coração para montar as frases:





 Figuras para colorir








Jogo ABC da Amizade



A
L
E
G
R
I
A



A
M
O
R








I
R
M
A
N
D
A
D
E


G
R
A
T
I
D
Ã
O


C
O
L
A
B
O
R
A
Ç
Ã
O

S
E
R
E
N
I
D
A
D
E


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feed de Artigos do Blog - Doutrina Espírita

Perguntas - respostas para o e-mail solicitado