terça-feira, 6 de setembro de 2011

Unidade Extra - Parábola do Tesouro Escondido


PLANOS DE AULA

Unidade: Atividade Extra 

Tema : TESOURO ESCONDIDO

CONTEÚDO

"O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro que, oculto no campo, foi achado e escondido por um homem, o qual movido pelo gozo, foi vender tudo o que possuía e comprou aquele campo".
O homem tem resumido a sua tarefa na Terra a procurar "tesouros", e achar tesouros, a esconder tesouros, a vender o que possui para comprar campos que tenham tesouros. Jesus, sabendo dos artifícios que o homem emprega na conquista dos tesouros, fez do "tesouro escondido" uma parábola, comparando-o ao Reino dos Céus; fê-lo, naturalmente, para que os que recebessem esses conhecimentos, também empregassem todo o seu talento, todos os seus esforços, todo o seu trabalho, toda a sua atividade, todos os seus sacrifícios na conquista deste outro "tesouro", ao qual ele chamou imperecível, lembrando que "a traça e a ferrugem não o corrompem, e os ladrões não o roubam".
Jesus afirma que aquele que tem a ventura de achar "um tesouro oculto no campo", é tomado de tal gozo que não titubeia em dispor de todos os seus haveres para adquiri-las.
Esse tesouro, é bem de ver-se, não é senão a alma humana. "O reino dos céus está dentro de vós", dissera de outra feita o Divino Mestre, deixando bem claro que o reino celestial significa, não um lugar no espaço, mas algo que se verifica no íntimo de cada um.

OBJETIVO
·                Identificar qual o verdadeiro tesouro;
·                Diferenciar tesouros materiais e espirituais; e
·                   Estimular na criança a  buscar o verdadeiro tesouro.


TÉCNICAS:

Atividade Expositiva: Identificar os Tesouros Materiais e os Tesouros Espirituais
                     Material: figurras sobre tesouros materiais e espirituais
Atividade Criativa  : Caça palavras, ligaduras, montagem de cartazes, fuguras para pintura
                   Material: cartolina para confeção de cartazes; figuras para ligar; caça palavras; revistas

DESENVOLVIMENTO

Prece, Passe;
2- Atividade de harmonização: (Relaxamento em colchonetes) entregar para as crianças carinhas (Feliz, Triste, Raiva) que expressam os sentimentos dela na chegada da atividade, para que elas grudem na camisa;

3-Atividade expositiva: montar flanelógrafo com tesouros espirituais e materiais. (exemplos: espiritual: figura de pessoa ajudando o pai ou a mae, uma criança estudando, ajudando o idoso na rua, dando abraço em um mendigo... Material: dinheiro, carro, joias, etc ).
4- Atividade criativa: colocar uma cartolina em branco para material e uma para espiritual. Distribuir revistas para eles procurarem e montarem os dois cartazes. Após isto distribuir o caça palavras, figuras ligar e para pintar, labirinto e palavras cruzadas.

5- Atividade expositiva: ao fim da atividade lembrar as crianças, que as nossas atividades a cada domingo é para tentarmos encontrar esses tesouros escondidos que jesus nos falou
 
6- Prece, passe e água fluidificada

BIBLIOGRAFIA
(Mateus, XIII, 44-46)
Caibar Schutell
Rodolfo Calligaris

Anexos

































Palavras Cruzadas
Horizontal
5.   É o contrário de impaciência
6.   Quando eu estou tranquilo sempre fico assim
7.   Servem para nós não ficarmos nus.
11. aparelho onde assistimos desenhos, ,novelas, jogos e jornais
12. São utelinsílios superflúos que a maioria das vezes tem ouro e pedras preciosas
 
Vertical
1.  O que eu sinto quando fico feliz - dica começa com A e o palhaço tem muita.
2.   Eu sempre ganho no dia das crianças
3.   É uma palavra que vem de bom
4.   Serve para eu ir para qualquer lugar mais rápido do que à pé
6.  Jesus nos ensinou a fazer com as pessoas que estão precisando de ajuda
8.  Ele é Necessário para fazer tudo aqui na terra, inclusive para comprar comida
9.   Onde a maioria de nós mora
10. Eu sinto pelos meus familiares e amigos
13. Eu tenho pelos meus amigos

Um comentário:

Feed de Artigos do Blog - Doutrina Espírita

Perguntas - respostas para o e-mail solicitado