sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Unidade Jesus - Nascimento e Família de Jesus

PLANO DE AULA


UNIDADE:  JESUS
SUBUNIDADE: FAMÍLIA DE JESUS

CONTEÚDO MÍNIMO:

Há 2000 anos, em Belém da Judéia. Seus pais, José e Maria, Maria e José moravam em Nazaré. Mas quando Maria estava grávida, eles foram até Belém para o censo. Jesus nasceu em um lugar simples, uma estrebaria, em uma manjedoura. A notícia de que havia nascido um grande Mestre se espalhou e ele recebeu a visita de pastores e magos.  Desde seu nascimento Jesus nos traz o exemplo de humildade e simplicidade. A família de Jesus na terra era constituída por Maria, sua mãe, por José, seu pai, e seus irmãos, que são citados em algumas passagens. Maria cuidava da casa e José era marceneiro. Entretanto, Jesus em outros momentos lembrou que sua família era a humanidade. Jesus não perdia nenhuma oportunidade para dar um ensinamento, e quando em uma dessas passagens evangélicas é informado da chegada de sua família, então estabelece aí a diferença que existe entre parentesco corporal e parentesco espiritual, na seguinte mensagem: “Eis aqui minha mãe e meus irmãos, porque todo aquele que faz a vontade de Deus, esse é meu irmão e minha mãe.

OBJETIVO
·               Mostrar como Jesus nasceu;
·       Mostrar que são os membros da família corporal de Jesus;
·       Lembrar que Jesus também considera a humanidade como sua família;
·       Sensibilizar as crianças da importância de fazermos a vontade de Deus, para transformamos a humanidade em uma grande família.

DESENVOLVIMENTO

ATIVIDADE EXPOSITICA:       CONTAR COMO FOI O NASCIMENTO DE JESUS. QUEM ERAM AS PESSOAS E ONDE ELE NASCEU. RESSALTAR QUE ELE NASCEU NUM LUGAR BEM SIMPLES E SEM NENHUM CONFORTO.
ATIVIDADE EXPOSITIVA:  DISTRIBUIR FIGURAS PARA AS CRIANÇAS PINTAREM E CONFORME ELAS FOREM TERMINANDO ELAS DEVEM COLAR NO PAINEL (FAMÍLIA CORPORAL / FAMÍLIA ESPIRITUAL) SOB ORIENTAÇÃO DO EVANGELIZADOR, QUE DEVE RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DE FAZER A VONTADE DE DEUS PARA SERMOS TODOS UMA GRANDE FAMÍLIA. PARA DAR TEMPO DA OUTRA ATIVIDADE DISTRIBUIR FIGURAS DIFERENTES PARA CADA CRIANÇA. (OU JÁ DAR AS FIGURAAS COLORIDAS.
ATIVIDADE CRIATIVA:         TERMINAR DE MONTAR O PRESÉPIO COM OS PERSONAGENS DE PAPEL. A MANGEDOURA E O MENINO JESUS SERÃO FEITOS DE CESTINHA DE PALHA, BONECO DE PLÁSTICO E MATERIAL PARA FAZER O MANTO DE JESUS. O ESTÁBULO SERÁ COM PALITO DE PICOLÉ E PAPEL CARTÃO.. A PALHA SERÁ DE PAPEL PICADO. E OS PERSONAGENS SERÃO PINTADOS E COLADOS EM CARTOLINA PARA FICAR MAIS DURINHOS.





























Família Corporal


Família Espiritual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feed de Artigos do Blog - Doutrina Espírita

Perguntas - respostas para o e-mail solicitado