Continuação da leitura do Livro "Boa Nova" de Humberto de Campos psicografada por Chico Xavier
A
condenação das riquezas se firmara no espírito dos discípulos com profundas
raízes, a tal ponto que, por várias vezes, foi Jesus obrigado a intervir, de
maneira a pôr termo a contendas injustificáveis.
De
vez em quando, Tadeu parecia querer impor aos assistentes das pregações do lago
a entrega de todos os bens aos necessitados; Felipe não vacilava em afiançar
que ninguém deveria possuir mais que uma camisa, constituindo uma obrigação
tudo dividir com os infortunados, privando-se cada qual do indispensável à vida.
–
E quando o pobre nos surge somente nas aparências? – replicava judiciosamente
Levi – Conheço homens abastados que choram na coletoria de Cafarnaum, como
miseráveis mendigos, apenas com o fim de se eximirem dos impostos. Sei de
outros que estendem as mãos à caridade pública e são proprietários de terras
dilatadas. Estaríamos edificando o Reino de Deus, se, favorecêssemos a
exploração?
–
Tudo isso é verdade. – Redarguia Simão Pedro. – Entretanto, Deus nos inspirará
sempre, nos momentos oportunos, e não é por essa razão que deveremos abandonar
os realmente desamparados.
Levi,
porém, não se dava por vencido e retrucava:
–
A necessidade sincera deve ser objeto incessante de nosso carinhoso interesse;
mas, em se tratando dos falsos mendigos, é preciso considerar que a palavra de
Deus nos tem vindo pelo Mestre, que nunca se cansa de nos aconselhar
vigilância. É imprescindível não viciarmos o sentimento de piedade, ao ponto de
prejudicarmos os nossos irmãos no caminho da vida.
O
antigo cobrador de impostos supunha, assim, a sua maneira de ver; mas Felipe,
agarrando-se à letra dos ensinos, replicava com ênfase:
–
Continuarei acreditando que é mais fácil a passagem de um camelo pelo fundo de
uma agulha do que a entrada de um rico no Reino do Céu.
Jesus
não participava dessas discussões, porém, sentia as dúvidas que pairavam no
corarão dos discípulos e, deixando-os entregues ao seus raciocínios próprios,
aguardava oportunidade para um esclarecimento geral.
***
Passava-se
o tempo e as pequenas controvérsias continuavam acesas.
Chegara,
porém, o dia em que o Mestre se ausentaria da Galiléia para a derradeira viagem
a Jerusalém. A sua última ida a Jericó, antes do suplício, era aguardada com
curiosidade imensa. Grandes multidões se apinhavam nas estradas.
Um
publicano abastado, de nome Zaqueu, conhecia o renome do Messias e desejava vê-Lo.
Chefe prestigioso na sua cidade, homem rico e enérgico, Zaqueu era, porém, de
pequena estatura, tanto assim que, buscando satisfazer ao seu desejo ardente,
procurou acomodar-se sobre um sicômoro, levado pela ansiosa expectativa com que
esperava a passagem de Jesus. Coração inundado de curiosidade e de sensações
alegres, o chefe publicano, ao aproximar-se o Messias, admirou-lhe o porte
nobre e simples, sentindo-se magnetizado pela sua indefinível simpatia.
Altamente surpreendido, verificou que o Mestre estacionara a seu lado e lhe
dizia com acento íntimo:
–
Zaqueu, desce dessa árvore, porque hoje necessito de tua hospitalidade e de tua
companhia.
Sem
que pudesse traduzir o que se passava em seu coração, o publicano de Jericó
desceu de sua improvisada galeria, possuído de imenso júbilo.
Abraçou
a Jesus com prazer espontâneo e ordenou todas as providências para que o
querido hóspede e sua comitiva fossem recebidos em casa com a maior alegria. O
Mestre deu o braço ao publicano e escutava atento as suas observações mais
insignificantes, com grande escândalo da maioria dos discípulos. “Não se
tratava de um rico que devia ser condenado?” Perguntava. Felipe a si próprio.
E
Simão Pedro refletia intimamente: – “Como justificar tudo isto, se Zaqueu é um
homem de dinheiro e pecador perante a lei?”
A
breves instantes, porém, toda a comitiva perpetrava na residência do publicano,
que não ocultava o seu contentamento inexcedível. Jesus lhe seduzira as
atenções, tocando-lhe as fibras mais íntimas do Espírito, com a sua presença
generosa. Tratava-se de um hóspede bem-amado, que lhe ficaria eternamente no
coração.
Aproximava-se
o crepúsculo, quando Zaqueu mandou oferecer uma leve refeição a todo o povo, em
sinal de alegria, sentando-se com Jesus e os seus discípulos sob um vasto
alpendre. A palestra versava sobre a nova doutrina e, sabendo que o Mestre não
perdia ensejo de condenar as riquezas criminosas do mundo, o publicano o
esclarecia, com toda a sinceridade de sua alma:
–
Senhor, é verdade que tenho sido observado como um homem de vida reprovável;
mas, desde muitos anos, venho procurando empregar o dinheiro de modo que
represente benefícios para todos os que me rodeiem na vida. Compreendendo Que
aqui em Jericó havia muitos pais de família sem trabalho, organizei múltiplos
serviços de criação de animais e de cultivo incessante da terra. Até de
Jerusalém, muitas famílias já vieram buscar, em meus trabalhos, o indispensável
recurso à vida!...
–
Abençoado seja o teu esforço! – Replicou Jesus, cheio de bondade.
Zaqueu
ganhou novas forças e murmurou:
–
Os servos de minha casa nunca me encontraram sem a sincera disposição de
servi-los.
–
Regozijo-me contigo – exclamou o Messias – porque todos nós somos servos de
Nosso Pai.
O
publicano, que tantas vezes fora injustamente acusado, experimentou grande
satisfação. A palavra de Jesus era uma recompensa valiosa à sua consciência
dedicada ao bem coletivo. Extasiado, levantou-se e, estendendo ao Cristo as
mãos, exclamou alegremente:
–
Senhor, Senhor, tão profunda é a minha alegria, que repartirei hoje com todos
os necessitados a metade dos meus bens e se nalguma coisa tenho prejudicado a
alguém, indenizá-lo-ei, quadruplicadamente!...
Jesus
o abraçou com um formoso sorriso e respondeu:
–
Bem-aventurado és tu que agora contemplas em tua casa a verdadeira salvação.
Alguns
dos discípulos, notadamente Felipe e Simão, não conseguiam ocultar as suas
deduções desagradáveis. Mais ou menos aterrados às leis judaicas e atentando
somente no sentido literal das lições do Messias, estranhavam aquela
afabilidade de Jesus, aprovando os atos de um rico do mundo, confessadamente
publicano e pecador. E, como o dono da casa se ausentasse da reunião por alguns
minutos, afim de providenciar sobre a vinda de seus filhos para conhecerem o
Messias, Pedro e outros prorromperam numa chuva de pequeninas perguntas: Por
que tamanha aprovação a um rico mesquinho? As riquezas não eram condenadas pelo
Evangelho do Reino? Por que não se hospedaram numa casa humilde e sim naquela
vivenda suntuosa, em contraposição aos ensinos da humildade? Poderia alguém
servir a Deus e ao mundo de pecados?
O
Mestre deixou que cessassem as interrogações e esclareceu, com generosa firmeza:
–
Amigos, acreditais, porventura, que o Evangelho tenha vindo ao mundo para,
transformar todos os homens em miseráveis mendigos? Qual a esmola maior: a que
socorre as necessidades de um dia ou a que adota providências para uma vida
inteira?
No
mundo vivem os que entesouram na terra e os que entesouraram no céu. Os
primeiros escondem suas possibilidades no cofre da ambição e do egoísmo e, por
vezes, atiram moedas douradas ao faminto que passa, procurando livrar-se de sua
presença; os segundos ligam suas existências a vidas numerosas, fazendo de seus
servos e dos auxiliares de esforços a continuação de sua própria família.
Estes
últimos sabem empregar o sagrado depósito de Deus e são seus mordomos fiéis, à
face do mundo.
Os
apóstolos ouviam-no espantados. Felipe, desejoso de se justificar, depois da
argumentação incisiva do Cristo, exclamou:
–
Senhor, eu não compreendia bem, porque trazia o meu pensamento fixado nos
pobres que a vossa bondade nos ensinou a amar.
–
Entretanto, Felipe – elucidou o Mestre – é necessário não nos perdermos em
viciações do sentimento. Nunca ouviste falar numa terra pobre, numa arvore
pobre, em animais desamparados? E, acima de tudo, nesses quadros da natureza a
que Zaqueu procura atender, não vês o homem, nosso irmão? Qual será o mais
infeliz: o mendigo sem responsabilidade, a não ser a de sua própria manutenção,
ou de pai carregado de filhinhos a lhe pedirem pão?
Como
André o observasse, com grande brilho nos olhos, maravilhado com as suas
explicações, o Mestre acentuou:
–
Sim, amigos! ditosos os que repartirem os seus bens com os pobres; mas,
bem-aventurados também os que consagrarem suas possibilidades aos movimentos da
vida, cientes de que o mundo é um grande necessitado, e que sabem, assim,
servir a Deus com as riquezas que lhes foram confiadas!
***
Em
seguida, Zaqueu mandou servir uma grande mesa ao Senhor e aos discípulos, onde
Jesus partiu o pão, partilhando do contentamento geral. Impulsionado por um
júbilo insopitável, o chefe publicano de Jericó apresentou seus filhos a Jesus
e mandou que seus servos festejassem aquela noite memorável para o seu coração.
Nos
terreiros amplos da casa, crianças e velhos felizes cantaram hinos de cariciosa
ventura, enquanto jovens em grande número tocavam flautas, enchendo de
harmonias o ambiente.
Foi
então que Jesus, reunidos todos, contou a formosa parábola dos talentos,
conforme a narrativa dos apóstolos, e foi também que, pousando enternecido e
generoso olhar sobre a figura de Zaqueu, seus lábios divinos pronunciaram as
imorredouras palavras: – “Bem-aventurado sejas tu, servo bom e fiel!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário