segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Unidade Sociedade - Prece e Passe

PLANO DE AULA

Unidade: Sociedade

Tema: Prece e Passe

CONTEÚDO

Deus na sua infinita misericórdia nos ofereceu a oportunidade de entrar em contato com Ele por meio da prece. A prece é uma conversa que travamos com o Pai e seus abnegados trabalhadores do bem. Nesse momento explanamos nossos sentimentos e agradecemos, pedimos ou glorificamos o Senhor. Outro mecanismo de ajuda que Deus nos disponibilizou é o passe, onde trabalhadores do bem encarnados nos renovam os fluídos afastando de nossos corações energias deletérias e nos doando bons fluídos.  No momento do passe precisamos estar pensando em coisas boas para que possamos receber os bons fluídos. 

OBJETIVO

·         Entender o que é prece (quais os tipos, qual a finalidade, onde e como orar, e seus benefícios);
·         Compreender o que é o passe (importância, finalidade, benefícios).


TÉCNICAS:

Atividade Expositiva :  Prece: cartaz importância da prece
                                                 Passe: encher o copo e complementar o cartaz da prece
Material                     :. Cartaz da prece e do passe bacia, garrafa pet com água, copo de plástico figuras para montagem do cartaz


Atividade Criativa : Pintura, desenho, revistas para recorte de figuras
Material                : papel com figuras para pintura e colagem, revista para recortar


DESENVOLVIMENTO

1. Passe
2. Prece e atividade de harmonização
3. Higienização das mãos e café
4. Atividade expositiva: montar um cartaz iniciando com a colagem de uma criança dentro de um cômodo de uma casa só. Perguntar as crianças se elas estivessem sozinhas e quisessem conversar, com quem elas falariam? Neste momento colar no topo, em uma área fora do cômodo a imagem de jesus. E dizer que nesses momentos podemos conversar com jesus. Colar com fita gomada palavras que mostram os sentimentos de uma criança dentro de um balão para representar seu pensamento e ir explicando o que podemos conversar com jesus (agradecer algo, pedir ou glorificar o pai).
5. Atividade criativa: distribuir material para pintar para os menores e caça palavras para os maiores
6. Atividade expositiva: introduzir o tema passe lembrando que jesus fazia isso, depois mostrar as figuras de como estamos e como ficamos depois do passe. Após isso colocar o copo de cabeça para baixo na bacia e jogar água, perguntar as crianças se encheu o copo, depois virar com a boca para cima e jogar novamente água e perguntar se enchemos o copo. Colocar um cartaz com uma criança de olhos fechados sentada na posição de receber o passe com jesus no topo e um adulto na posição de dar o passe. Num canto próximo da lateral do cartaz desenhar uma porta. Colocar uma nuvem com várias imagens de coisas ruins em cima da cabeça da criança. Dar para uma criança de cada vez imagens de pensamentos bons e maus. Pedir que elas colem dentro do balão ou antes da porta. Se preenchermos com pensamentos bons aqueles sentimos ruins desaparecem e então os bons sentimentos que jesus por meio do adulto (passista) chega aos nossos corações. Nesse momento colar um coração vermelho na criança para demonstrar alegria. Explicar que devemos pensar em jesus na hora do passe para que o nosso corpo, assim como o copo, se encha de coisas boas. Na hora do passe devemos estar em prece, e isso significa pensar em jesus, nas coisas boas que ele nos dá, pensar em tudo que nos traz paz e alegria.
7. Atividade criativa: ensinar a letra música da prece e depois cantar com eles
8. Prece e passe
9. Sopa


BIBLIOGRAFIA

O Evangelho segundo espiritismo; Genese

ANEXO
1 – Figura de Jesus ensinando o Pai Nosso




2 – Modelo do Cartaz 1


3 – palavras do que devemos pedir


 
4 – Figura para pintar: Prece




 
5  – Caça palavras:
       - Quando estamos nos sentindo SOZINHO , CONFUSO, MAGOADO e com uma TRISTEZA no CORAÇÃO, nesses momentos ORAR é o melhor REMÉDIO. a PRECE é uma CONVERSA com JESUS. após fazer a oração, a gente se sente mais calmo e com uma grande ALEGRIA. Ao fazer a prece podemos PEDIR ajuda, AGRADECER algo de bom que nos recebemos e louvar a DEUS
                         

6  – Figuras para introduzir o tema: Passe













7  – Modelo do cartaz para o tema passe



8 - Figuras para colar e colorir no cartaz:
      bons pensamentos e ações



















9  - Figuras para colar no cartaz:
      maus pensamentos e ações
 













10 - Figuras para apoiar o tema




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feed de Artigos do Blog - Doutrina Espírita

Perguntas - respostas para o e-mail solicitado