quarta-feira, 22 de junho de 2011

Unidade Criança - Parábola do Grão de Mostarda

Unidade: A CRIANÇA -  Parábola: O Grão de Mostarda 

Ficha de Planejamento
OBJETIVO
·        Identificar a criança como a semente da parábola;
·        Reconhecer que a criança poderá crescer boa e produzir bons frutos como a semente;
·        Perceber que para ser um adulto feliz é preciso apreender coisas boas e guardar no coração bons sentimentos, como a semente que quando é bem cuidada será uma árvore bonita e abrigará passarinhos e protegerá as pessoas do calor.
CONTEÚDO
Nesta passagem Jesus quis mostrar a multidão que o gérmen por mínimo que seja, donde se parta para chegar ao céu, pode se desenvolver e produzir grandes resultados. Como também a criança, se assemelha ao grão de mostarda, que é pequena, mas crescerá e se tornará um adulto e que poderá ajudar a muitos, porém é necessário que a criança desde pequena receba uma boa orientação, cultive no coração bons sentimentos para crescer como a semente pequenina da mostarda que precisa de adubo e cuidados, para se tornar uma das maiores árvores que existe.
RECURSOS
FIGURAS DE JESUS - CINEMINHA DE CAIXA OU DATASHOW (parábola)
Papel crepom verde para árvore, papel colorido (vermelho, laranja e verde) para dobradura, figuras de passarinhos para colar
copinho plástico, algodão e semente de feijão,
figuras de desenho da historia para colorir



DESENVOLVIMENTO
Atividade
Prece/passe
Atividade de harmonização (Relaxamento/ musicas)
Atividade Expositiva: Explicação sobre Jesus com a figura dele. Explicar sobre o que é parábola fazendo uma analogia a desenhos em quadrinho.
Contar a parábola do Grão de mostarda através do cineminha de caixa, relembrando
Atividade criativa: Distribuir folhas de árvores em branco, para que as crianças colem papeis picados de crepom verde. após as folhas estarem prontas colar na grande árvore (Previamente afixada na parede). distribuir papel vermelho, laranja e verde para fazer dobraduras de maça laranja e morango e colar na árvore também. distribuir passarinhos de cartolina para montar e colar na árvore. ao fim dessa atividade explicar que todos cuidaram para fazer essa árvore ficar bem bonita, que vai ajudar a não ficar muito calor e a servir de casa para os animais. lembrar que nós somos assim devemos sempre aprender o  que é bom para ajudarmos nossa família e os amigos.
Atividade criativa: plantar sementes em copos plásticos com terra preta, orientar as crianças de como elas devem cuidar da plantinha.
Atividade criativa: Distribuir a figura de Jesus para as crianças pintarem.
Prece, passe e água fluidificada



BIBLIOGRAFIA
Mateus 13:31-32; Marcos 4:30-32; Lucas 13:18-19


VIDEO - Grão de Mostarda



ANEXO


Partes do passarinho para montagem





Figuras para falar sobre Jesus e parábolas



Figuras para pintar 
 




Modelos montar a árvore (pássaros, frutas, folhas)




 
 

Modelo do cineminha para passar a parábola
Figuras para montar a parábola para o cineminha








quinta-feira, 16 de junho de 2011

Considerações sobre a infância (9)


Os trabalhadores encarnados devem se esforçar para criar um ambiente de tranqüilidade, de fraternidade e de amor, no intuito de harmonizar a psicosfera das crianças necessitadas, propiciando aos benfeitores espirituais condições para auxiliar os assistidos (encarnados e desencarnados).

“A primeira providência será no sentido de mudar a direção dos pensamentos. Modificar o estado mental é arejar a mente, higienizando-a através de pensamentos sadios, otimistas, edificantes. É substituir as reflexões depressivas, mórbidas, que ressumam tédio, solidão e tristeza por pensamentos contrários a esse estado interior, num exercício constante, que se renova a cada dia, aprendendo a olhar a vida com olhos otimistas, corajosos e, sobretudo, plenos de esperança. É abrir as janelas da alma através da prece, permitindo que um novo sol brilhe dentro de si mesmo, gerando um clima interior que favoreça a aproximação de Espíritos Bondosos.”
(Obsessão e Desobssessão – Suely Caldas Schubert, “O poder da Vontade”)

“Como o Evangelizador pode contribuir para a evolução espiritual de uma criança excepcional ? – Inicialmente, a criança excepcional não estará na classe das crianças normais, suponho. Porque não lhe será o lugar adequado, porque ela irá perturbar o trabalho junto às crianças consideradas normais... Toda a instrução que lhe demos será arquivada no perispírito e irá beneficiar o Espírito ...”
(Entrevista com Divaldo P. Franco - S.O .S. Família)

“Não obstante, os recursos terapêuticos ministrados ao adulto serão aplicados ao enfermo infantil com mais intensa contribuição de passes e da água fluidificada – bioenergia – bem como proteção amorosa e paciente, usando a oração e a doutrinação indireta ao agente agressor – psicoterapia – por fim, através do atendimento desobsessivo mediante o concurso psicofônico, quando seja possível atrair o hóspede à comunicação mediúnica de conversação direta.”
(Trilhas da Libertação – pag. 27 – Manoel P. de Miranda, psicografia de Divaldo P. Franco)

“Para que os esclarecimentos possam ser levados ao enfermo encarnado é imprescindível que os encarregados dessa tarefa tragam no coração grande dose de amor, de paciência, de fé, a fim de que tais sentimentos sejam por ele captados, pois sentindo-se envolvido, percebendo que a seu lado estão companheiros que o entendem e o estimam e que estão dispostos a ajudá-lo, sentir-se-á mais confiante e com maior predisposição para realizar sua própria reforma interior...
Quando o paciente não apresentar condições para o esclarecimento, ainda assim devemos conversar com ele, quando houver ensejo (por exemplo antes do passe) e usando uma abordagem apropriada ao caso. Isto é importante e traz bons resultados para o enfermo...”
(Obsessão e Desobssessão – Suely Caldas Schubert, “Esclarecimento ao Obsidiado”)

“Esclareça-se, portanto, o portador das obsessões, mesmo aquele que se encontra no estágio mais grave da subjugação, através de mensagens esclarecedoras ao subconsciente, pela doutrinação eficaz, conclamando-o ao despertamento, do que dependerá sua renovação.”
(Grilhões Partidos, Manoel Philomeno de Miranda, psicografia de Divaldo Franco, “Prolusão”)

Unidade Criança - As crianças e o Lazer - plano de aula

Unidade: A CRIANÇA - AS CRIANÇAS E O LAZER                                                                                          
Plano de Aula
Ficha de Planejamento
OBJETIVO
·         Citar o que a diverte e porque;
·         Perceber que ninguém se diverte sozinho;
·         Reconhecer a importância dos amigos e das boas maneiras na hora da brincadeira.
CONTEÚDO
Assim como temos o trabalho, também temos momentos para o lazer, que são horas de divertimento, brincadeiras, ou descanso. Para ser divertido devemos ser sempre educados e gentis, amigos de todos, saber a hora de começar e terminar a brincadeira, conhecer nossos limites e saber dividir tudo o que temos, inclusive os brinquedos, porque brincar sozinho é ruim.

Tecnicas / Recursos
Slides sobre regras para um bom lazer;
Datashow;
Desenhos para pintar; figuras para completar e ligar
Lápis de cor
Passe
Atividade de harmonização (Relaxamento em colchonetes). entregar para as crianças carinhas (Feliz, Triste, Raiva) que expressam os sentimentos dela na chegada da atividade, para que elas grudem  na camisa ou num quadro com seu nome o foto
Música para harmonização/Prece
Atividade Expositiva: Passar slide sobre como é importante brincar e sobre regras básicas na hora do lazer; Frisar a importância de ser educado e saber se divertir com outras crianças, bem como, saber que ninguém consegue brincar sempre sozinho
Atividade criativa: cantar música “Palavrinhas Mágicas” com as crianças. distribuir figuras para ligar e completar. Distribuir figura de pintura.
Perguntar se as crianças querem trocar as carinhas que elas têm grudas na sua roupa.
Atividade de harmonização (música "Palavrinhas Mágicas")
Prece, passe e água fluidificada
  


Desenhos para slides no powerpoint
slide 1
 slide 2
 slide 3

slide 4

slide 5

slide 6

slide 7

slide 8

slide 9

slide 10

slide 11
slide 12

 

Video Música "palavrinhas mágicas"

letra da Música "palavrinhas mágicas"


Desenhos para colorir


















Feed de Artigos do Blog - Doutrina Espírita

Perguntas - respostas para o e-mail solicitado